Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sidneyneto/public_html/plugins/system/t3/includes/menu/megamenu.php on line 141
Treino funcional ou integrado?

Home      Sidney      Blog     Programas      Conta      Contactos

Treino funcional ou integrado?

O treino funcional propagou-se no mundo do fitness usando bons conceitos de forma errada, apostando no comercial e pouco fazendo para, realmente, promover a saúde e bem-estar.

 A visão equivocada do fitness pelo treino funcional, preferindo o mais complexo e o mais instável como o certo e saudável, sem uma boa perceção do significado da palavra “funcional”. Ademais, se "funcional" significa que "funciona" logo remete a um propósito, uma funcionalidade, um objetivo a alcançar da melhor forma possível. A má perceção deste conceito, influenciou um pouco na regressão e na desacreditação do exercício físico como atividade imprescindível para melhorar a condição de vida e aumentar a longevidade.

Ora, se o funcional é relativo a uma função e, se, o meu objetivo for aumentar a massa muscular dos bíceps, então, tenho que realizar exercícios que estimulem essa musculatura, logo estou a fazer um treino funcional.

Portanto, a designação de treino funcional usada comercialmente pela área do fitness é duvidosa/equivocada.

Com o seu “Boom” mais comercial e menos saúde, o “treino funcional” fomentou o esquecimento do basilar, da aprendizagem e da importância do tempo para a criação de uma integração neuro-músculo-articular.

Como a aprendizagem está relacionada com os mecanismos superiores, o nosso córtex cerebral, o mais complexo usando mais articulações e mais musculatura, necessita de mais integração superior, consequentemente maior tempo de aprendizagem.

Para uma aprendizagem solida, é deveras importante uma criteriosa avaliação do indivíduo na busca de informações neuro-músculo-articulares para a construção de etapas que sejam saudáveis e impulsionadoras.

 

Sidney Neto – Personal trainer