Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sidneyneto/public_html/plugins/system/t3/includes/menu/megamenu.php on line 141
Porquê que me dói a coluna lombar durante e depois de fazer o agachamento?

Home      Sidney      Blog     Programas      Conta      Contactos

Porquê que me dói a coluna lombar durante e depois de fazer o agachamento?

O agachamento é um exercício muito importante na dimensão postural e estética. A dor da coluna lombar pode limitar a execução de padrões de movimento humano essenciais, como o levantar e o sentar, dificultando a locomoção e as atividades diárias.

 

Esses desconfortos estão associados a vários fatores como:

- Falta de Avaliação Funcional/Neuromuscular

- Aprendizagem;

- Estrutural;

- Mobilidade/Estabilidade;

- Fortalecimento/Reforço;

- Sobrecarga.

 

 

Falta de Avaliação Funcional/Neuromuscular

Avaliação Funcional/Neuromuscular é uma estratégia inteligente de avaliação inicial para não caminhar “às cegas” - saber o que a pessoa realmente precisa de melhorar para uma boa execução do movimento. Sendo a assimetria algo normal no ser humano, uma avaliação músculo-esquelética levará à uma melhor simetria, sem aumentar as disfunções, pois identificaremos o trabalho específico e adequado a executar.

 

Aprendizagem

A aprendizagem adequada do exercício/movimento é fundamental na fase inicial. Isto permite que a pessoa ganhe consciência dos erros que possa estar a cometer durante a execução do movimento - como por exemplo, um mau alinhamento do tronco e dos joelhos em relação ao bico dos pés.

 

Estrutural

Os fatores estruturais, do individuo, como o formato do acetábulo que pode criar um ângulo do colo do fémur fora do “padrão mais comum”, ou o rácio de comprimento ósseo da coxa e perna pode impedir a execução do exercício e/ou mesmo limitar amplitude do movimento.

 

Mobilidade/Estabilidade

A mobilidade é uma competência motora básica que influência o bom desempenho motor humano. E no agachamento, especificamente, condiciona a amplitude, comprime as estruturas nervosas e aumenta tensões excessiva ligamentares.

A falta de mobilidade na articulação do tornozelo limita a fase de sentar/descida e obriga o avanço exagerado do tronco para frente com uma enorme sobrecarga da zona lombar

Também a falta de mobilidade da anca, limita a fase de sentar e leva a aproximação dos joelhos, o que pode criar desconforto não só da zona lombar como dos joelhos

A estabilidade dos joelhos e da lombar são fatores que temos de ter em conta para que outras zonas estejam moveis como a zona torácica, diminuindo as tensões e compressão das estruturas ligamentares e nervosas

 

Fortalecimento/Reforço

Sendo a coluna lombar uma zona frágil e de enorme sobrecarga convém criar um ótimo fortalecimento de todos os músculos em seu torno, como se fosse uma cinta para a proteger. Um trabalho dos músculos do core é o ideal para uma coluna lombar saudável.

 

Sobrecarga

A sobrecarga é muito importante para o aumento de força e a hipertrofia muscular, mas quando ultrapassa os limites das estruturas ligamentares e musculo-esqueléticas surge desconforto e/ou graves lesões. Assim saber dosear a sobrecarga é preventivo e o correcto.

 

 

 

Com um trabalho personalizado, específico para o problema em questão, eu, com os meus conhecimentos na biomecânica do exercício, técnicas de ativação muscular e mobilidade articular, consigo realizar uma avaliação minuciosa  e construir exercícios de acordo a sua biomecânica e necessidades para um treino seguro e o objectivo seja alcançado.

 

 

Sidney Neto

Personal Trainer