Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sidneyneto/public_html/plugins/system/t3/includes/menu/megamenu.php on line 141
Exercício físico e a gravidez

Home      Sidney      Blog     Programas      Conta      Contactos

Exercício físico e a gravidez

Como sabemos o exercício físico durante a gravidez tem imensos benefícios. No entanto, é necessário assegurar que a gravidez é de baixo risco e o exercício é orientado por um treinador com conhecimentos específicos para tal. Também, ajuda se a grávida tem alguma experiência prévia de treino.

Ser fisicamente ativa antes e durante esta fase beneficia tanto a mãe quer o bebé. Falamos de situações como o risco de aumento excessivo de peso, risco de diabetes gestacional, hipertensão, macrossomia, risco de obesidade infantil e outros que podem complicar o bom desenvolvimento do bebé.

Apesar dos benefícios do exercício físico, existem casos em que é contra-indicada a sua prática. Temos como exemplos, os riscos de aborto, hipoxia da placenta, bradicardia fetal, doença pulmonar restritiva, baixo peso ao nascer e parto prematuro. Assim, é necessário ter a autorização do médico para a prática de exercício físico durante a gravidez, e ir validando esta autorização regularmente.

São inúmeras as atividades que se podem realizar, como a natação, caminhadas, ioga, pilates, musculação, etc.

De entre as boas consequências da prática de exercício, durante a gravidez, podemos destacar a libertação de serotonina e dopamina (moléculas da felicidade) - substâncias químicas que nos fazem sentir bem, felizes, confiantes, positivos e regulam o sono e o apetite.

Por isto, o importante é fazer “alguma coisa”, bem e doseadamente. Seja prudente e consciente, evite aventurar-se sozinha, não se envolva em esforços extenuantes com grandes impactos, que aqueçam excessivamente, que levem a gastos de energia excessivos e, evite a desidratação e respire bem e constantemente durante os exercícios – não sustenha a respiração durante o esforço.

Além do treino de fortalecimento do seu corpo, necessário pelas alterações da gravidez e preparação para o parto, é imprescindível consultar um nutricionista para garantir que consome os nutrientes necessários para a sua saúde e a do seu bebé.

O seu treino, o seu cuidado, não termina com o parto. Simplesmente, começa uma outra fase de treino, o pós-parto. Tal como uma casa em que se realizou uma grande festa e ficou desarrumada, assim está o seu organismo agora. O treino pós-parto vai reorganizar a sua “casa”, reforçar toda a musculatura que sustentou o seu bebé durante os 9 meses e dar a si, de volta o seu corpo de antes da gravidez.

Aproveite o momento, de alegria, com muita saúde para si para o futuro da sua criança.

 

Sidney Neto – Personal Trainer