Epicondilite é uma dor no cotovelo causada pela inflamação dos tendões que estão inseridos nos epicôndilos, ou seja, são proeminências distais, lateral e medial do osso úmero (braço) e é conhecida por cotovelo do tenista e do golfista, caso o sintoma for na parte lateral ou medial, respetivamente.
As causas para essas dores dos cotovelos estão associadas ao excesso de uso e repetitivo da articulação, falta de força muscular, falta de avaliação e preparação para o uso, e a realização de certos exercícios com a articulação em ângulos não suportado pela mesma. As compensações criadas pelo desconforto podem limitar e/ou condicionar as atividades do dia-a-dia, e até sintomatizar outras estruturas.
A epicondilite tem tratamento, nos casos simples, o descanso da atividade ou do exercício sendo o suficiente e, posteriormente, dar início a uma avaliação da disponibilidade articular e o fortalecimento muscular associado a zona do sintoma. Em situações mais crónicas e graves, a cirurgia é a melhor opção para depois seguir com o trabalho de fortalecimento muscular através do exercício físico.
De modo a evitar o risco nesta situação, procure um personal trainer e/ou fisioterapeuta para avaliar a disponibilidade da sua articulação e obter a melhor recomendação dos exercícios mais adequados para si, e assim preservar a sua saúde músculo-esquelética.
Sidney Neto - Personal trainer