Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sidneyneto/public_html/plugins/system/t3/includes/menu/megamenu.php on line 141
O exercício físico só é Saúde se for Consciente e Consistente

Home      Sidney      Blog     Programas      Conta      Contactos

O exercício físico só é Saúde se for Consciente e Consistente

 

O exercício físico deve ser uma actividade planeada, estruturada e regular, para que possa melhorar ou manter a condição física do individuo.

A saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de doença ou enfermidade.

Ser consciente é ter consciência da própria existência, saber o que faz e o que sente. 

Ora, o exercício físico sendo um estímulo através do movimento aplicado a um corpo com um certo objetivo, como a saúde é obrigatório ser consciente e consistente.

Nos casos de alto rendimento em que as execuções dos movimentos são maioritariamente conscientes, podem ser prejudiciais ou capazes de criar lesões, porque a este nível, o atleta já tem os movimentos da sua habilidade automatizados. Logo, é essencialmente inconsciente,  como por exemplo, falar, locomover, em que não se pensa nos músculos e nas articulações que precisam ser usados para as mais diversas ações.

Este corpo que nós somos, ser humano com a nossa dimensão consciência constantemente desafiada pelo social e ambiental. Por esta razão o exercício físico tem a obrigação de ser fundamentalmente consciente e consistente para lutar contra essas constantes barreiras.

A consciência do exercício físico avalia o corpo que vai executar um movimento ou uma ação ou a intenção para tal, em estímulos neurais.

Se o estímulo não for bem programado e consciente, se possível, com a orientação de um profissional de exercício físico, já não é saudável, podendo ser lesivo.

Essas lesões por inconsciência constantes podem afetar não só as estruturas e os tecidos locais como um conjunto de estruturas e tecidos proximais e distais, de gravidade pequena ou alta, que muitas vezes podem estar silenciadas ou camufladas em compensações ou disfunções.

Essa consciência e consistência na prática de exercício físico é a chave para definição da saúde e o exercício físico em si.

Porque a pessoa que não é consciente do movimento que quer executar ou a intenção do mesmo corre o risco de se lesionar, porque não estimula zonas cerebrais próprias para enviar estímulos na produção e secreção de substâncias químicas devidas, logo não lhe trás vantagem nenhuma.

Primar pela consciência durante a execução do exercício físico é educar-se, no conhecimento do seu corpo, quer na disponibilidade, limite e segurança. É torná-lo mental e socialmente mais forte e apto para enfrentar os constantes desafios ambientais e as doenças. 

Para uma melhor consciência na prática de exercício físico, com o objetivo de melhorar a saúde, não hesite em procurar um bom profissional de exercício físico conscientemente capacitado para ajudar nesta caminhada longa e desafiante.

 

Sidney Neto

Personal trainer