Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/sidneyneto/public_html/plugins/system/t3/includes/menu/megamenu.php on line 141
Benefícios do exercício físico no cancro

Notice: Undefined offset: 1 in /home/sidneyneto/public_html/libraries/quix/app/drivers/joomla/template.php on line 206

Home      Sidney      Blog     Programas      Conta      Contactos

Benefícios do exercício físico no cancro

O cancro é uma das principais causas de morbi-mortalidade, com aproximadamente 14 milhões de novos casos e 9,6 milhões de mortes por ano, em todo o mundo (WHO, Cancer Facts, 2018).

Os tratamentos dos cancros, acarretam vários efeitos colaterais. Como, a fadiga crónica, perda de massa e força muscular, aumento da massa gorda, redução da funcionalidade física e o aumento do estado psicológico depressivo.

Apesar da necessidade de mais estudos que possam indicar qual a dose, a intensidade e os mecanismos mais adequados, o exercício físico tem sido o que mais coadjuva para aumentar o sucesso dos tratamentos do cancro.

Sendo, o exercício físico, um tratamento coadjuvante nos pacientes com cancro, podemos afirmar que o treino de força mostra mais eficácia do que o treino aeróbico. Devido à melhoria dos índices de sensibilidade à insulina, da composição corporal (Strasser et al., 2013), da função imune (Hagstrom et al., 2016), do perfil de hormonas sexuais (Ennour-Idrissi et al., 2015; Dieli-Conwright et al., 2018 ) e marcadores de inflamação (Strasser et al., 2012; Schmidt et al., 2016; Winters-Stone et al., 2018), sendo estes os fatores com a hipótese de contribuir para o surgimento  e a progressão do câncer (McTiernan, 2008).

Por esta, e outras razões, a prática de exercício físico pelos pacientes é deveras importante para aliviar os efeitos secundários da doença e dos tratamentos agressivos e, reduzir a mortalidade e risco de recorrência. 

O exercício realizado como o acompanhamento por um profissional de exercício físico com conhecimentos na área e um oncologista e/ou uma equipa médica especializada é imprescindível para que o processo de tratamento seja mais eficaz e menos doloroso, física e psicologicamente para o paciente.

As evidencias demostram que a estimulação/contracção dos músculos, por ser um órgão endócrino, tem efeito imunoterapêutico, produzindo substâncias que são capazes de ajudar no combate das células tumorais

Para que possa usar com segurança e eficácia da poderosíssima arma que é o exercício físico - sem ocorrência de efeito negativos, reduzindo da toxidade do tratamento da quimioterapia e melhorar a condição de vida - a minha supervisão e acompanhamento como profissional de exercício físico é crucial, para criar um programa de treino personalizado e individualizado.

 

Sidney Neto – Personal trainer