Home      Sidney      Blog     Programas      Conta      Contactos

Corrida

A corrida é uma atividade “natural” dos seres humanos, seja por fuga do perigo, pela caça de alimentos, por estética, lazer ou desporto.

Falando em questões de estética e lazer, será que todos os que correm estão aptos a fazê-lo?

Essa deveria ser a primeira pergunta feita por qualquer pessoa que quer começar a participar em corridas.

Estar apto refere-se a várias condicionantes, como por exemplo, ter a estrutura músculoesquelética mais ou menos adequada para realizar a corrida. Porque muitas vezes a nossa estrutura músculoesquelética não foi feita para correr e com a prática da corrida, pode levar a lesões a curto ou a longo prazo.

Por questões estruturais como joelhos valgos, varos e recurvados, alterações no formato da cabeça do fémur e do colo do fémur, arco plantar, escoliose com altos graus e outros, podem e comprometem um bom alinhamento e eficácia numa corrida.

Não existem vantagens em correr hoje e sentir dor amanhã. Se tem dores, isso é um alerta de que algo não está equilibrado, portanto não desvalorize a dor.

É comum ouvirmos e vermos corredores, tanto na rua ou nos ginásios sem controlo nenhum das suas pernas. Parece que uma perna quer atropelar a outra. Ou os que fazem tanto impacto ao tocarem no tapete das passadeiras ou no chão, parecendo que estão a tocar tambor com os pé. Muitos dizem que já correm dessa forma e nunca tiveram desconforto, pois, por enquanto não tem. Tal como o homem que apostou que conseguia voar e saltou do centésimo andar do prédio, quem o viu a passar pelo primeiro andar ainda o ouviu a dizer: “Estão a ver como não me aconteceu nada?”

A corrida tem muitos benefícios, como perda de peso, sensação de liberdade, terapia e outros, mas antes de começar tente saber se o seu corpo está apto.

Informe-se com especialistas que o possam ajudar, como o profissional de exercício físico, o podólogo, o ortopedista, o fisioterapeuta e mesmo o seu médico de família.

Um grande equícovo que as pessoas acima do peso saudável cometem é correr para emagrecer, é o oposto, o mais certo, emagrecer para depois começar a correr. O impacto criado na corrida pode ser mais de 3 vezes superior ao seu peso.  É bom que as suas estruturas músculoesqueléticas estejam preparadas para receber e controlar todo esse impacto porque vai-lhe causar danos, quer até níveis neurais, pode não ser a curto prazo, mas a longo prazo irão surgir as consequências.

Outros fatores que têm grande influência no aumento ou na redução do impacto durante a corrida é o calçado e o piso, por esse motivo é imprescidível ter um bom calçado e escolher um piso que possa ajudar na redução do impacto e instabilidade articular, implicando em menor risco de lesão.

Por questões de saúde e obter os benefícios da corrida é deveras importante uma avaliação do seu corpo, do seu padrão de movimento para a melhor e segura preparação para a corrida.

Como um profissional de exercício físico especializado na biomecânica corrida e na biomecânica do movimento humano, sou uma grande ajuda para alcançar o seu objetivo de forma saudável e reduzindo os riscos de lesões, com uma avaliação pormenorizada, da assimetria prejudicial, tipo e qualidade de pisada, interferências de outras estruturas ou vice-versa na qualidade do movimento, as assimetria de forças e o padrão respiratório que possam prejudicar um bom desempenho.

 

 

Sidney Neto – Personal Trainer