Home      Sidney      Blog     Programas      Conta      Contactos

Leite e a Saúde

As perguntas que surgem logo são o que tem o leite e qual o seu impacto na saúde?

O leite das vacas “modernas” é bem diferente do que se consumia há 100 anos atrás.

O leite que bebemos hoje é produzido a partir de prenhezes, ou seja, vacas grávidas e que continuam a amamentar durante a última metade da gravidez, nesta fase a concentração de hormonas sexuais, como estrogénio e progesterona é elevadíssima.

O consumo deste leite leva, posteriormente ao aumento de estrogénio, aumento de colesterol e produção de radicais livres que têm efeitos adversos sobre o desenvolvimento de cancros hormono-dependentes.

Vários estudos comprovam que o leite e os seus derivados estão associados a vários tipos de cancro, como o da mama, do ovário e da próstata.

Outra questão, que surge, é o cálcio do leite. Sempre ouvimos que o leite é a maior fonte de cálcio, para fortalecimento dos nossos ossos.

Para responder a esta questão basta paramos um pouco e perguntarmo-nos, porque é que nos países mais desenvolvidos, onde se bebe mais leite, existem mais pessoas com problemas ósseos, como por exemplo, a osteoporose?

Esta reflexão dá-nos a verdade sobre o leite e o cálcio.

Como o consumo de proteína animal (como o leite) acidifica organismo, e a forma de neutralizar o acido em excesso é através da libertação de antiácido, ou seja, o cálcio dos ossos. Os ossos enfraquecem e tornam-se propensos as fraturas, como acontece muito em idosos.

O vício pelo leite, e os seus derivados como o queijo, deve-se à caseína que representa 80% da proteína do leite. Esta liga-se ao cérebro, nos mesmos recetores que a heroína, através da casomorfina de igual efeito narcótico.

A percentagem de caseína no leite humano e leite de vacas, são 2,7g e 26g, respetivamente.

 

No final, é  a sua escolha!

Por isso, decida bem!

 

Sidney Neto

Personal Trainer

 

Referências:

The China Study - T. Colin Campbell, Ph. D

Dr. Caldwell Esselstyn, M.D. da Cardiovascular Prevention Program, Cleveland Clinic Wellness Institute

Ganmaa Davaasambuu, Ph. D., M.D., Harvard T.H. Chan School of Public Health and Brigham and Women´s Hospital

JAMA Pedriatics