As perguntas que surgem logo são o que tem o leite e qual o seu impacto na saúde?
O leite das vacas “modernas” é bem diferente do que se consumia há 100 anos atrás.
O leite que bebemos hoje é produzido a partir de prenhezes, ou seja, vacas grávidas e que continuam a amamentar durante a última metade da gravidez, nesta fase a concentração de hormonas sexuais, como estrogénio e progesterona é elevadíssima.
O consumo deste leite leva, posteriormente ao aumento de estrogénio, aumento de colesterol e produção de radicais livres que têm efeitos adversos sobre o desenvolvimento de cancros hormono-dependentes.
Vários estudos comprovam que o leite e os seus derivados estão associados a vários tipos de cancro, como o da mama, do ovário e da próstata.
Outra questão, que surge, é o cálcio do leite. Sempre ouvimos que o leite é a maior fonte de cálcio, para fortalecimento dos nossos ossos.
Para responder a esta questão basta paramos um pouco e perguntarmo-nos, porque é que nos países mais desenvolvidos, onde se bebe mais leite, existem mais pessoas com problemas ósseos, como por exemplo, a osteoporose?
Esta reflexão dá-nos a verdade sobre o leite e o cálcio.
Como o consumo de proteína animal (como o leite) acidifica organismo, e a forma de neutralizar o acido em excesso é através da libertação de antiácido, ou seja, o cálcio dos ossos. Os ossos enfraquecem e tornam-se propensos as fraturas, como acontece muito em idosos.
O vício pelo leite, e os seus derivados como o queijo, deve-se à caseína que representa 80% da proteína do leite. Esta liga-se ao cérebro, nos mesmos recetores que a heroína, através da casomorfina de igual efeito narcótico.
A percentagem de caseína no leite humano e leite de vacas, são 2,7g e 26g, respetivamente.
No final, é a sua escolha!
Por isso, decida bem!
Sidney Neto
Personal Trainer
Referências:
The China Study - T. Colin Campbell, Ph. D
Dr. Caldwell Esselstyn, M.D. da Cardiovascular Prevention Program, Cleveland Clinic Wellness Institute
Ganmaa Davaasambuu, Ph. D., M.D., Harvard T.H. Chan School of Public Health and Brigham and Women´s Hospital
JAMA Pedriatics